Fotografia de Parto

Vejo o parto como um rito de passagem e o nascimento de um bebê como um momento sagrado, a chegada de uma nova vida e a formação de uma família (ou de uma nova família!).

O registro desse momento permite ter a recordação de como a criança foi recebida, para um dia mostrar a ela, e reviver as emoções de um dia muito intenso. Tão intenso que alguns momentos acabam se apagando da nossa memória.

As fotos e vídeos ajudam a mulher e seu companheiro ou companheira a elaborar o dia do parto, esse acontecimento único tão intenso. O registro mostra todas as fases enfrentadas até a chegada do bebê e como ele foi recebido em seus primeiros instantes de vida. Imagens que empoderam o casal, mostrando sua força e amor, e ajudam a processar tudo o que viveram e se lembrar para sempre do que enfrentaram, das dificuldades, da força interna e de sua conquista. Empoderam também outras mulheres que desejam parir com amor e respeito.

A fotografia de parto foi o que fez eu me apaixonar pelo universo do parto humanizado. Me formei doula e ao fazer o Workshop de Fotografia de Parto do Além D’Olhar tive a certeza de que eu teria a sensibilidade, respeito, delicadeza e conhecimento sobre o processo do trabalho de parto, parto e pós-parto imediato para registrar esse momento tão importante da formação de uma família.

Depois que a minha filha Elis nasceu em junho de 2018, em um lindo e transformador parto natural, essa recordação ganhou ainda mais significados para mim. É uma forma de voltar para aquele dia, e um olhar externo sobre o turbilhão que aconteceu internamente. É muito emocionante! Choro sempre que vejo o vídeo do meu parto.

Para mim, é como se eu curtisse o nascimento da Elis e a conquista do parto tudo de novo. O registro me permitiu lembrar de coisas que eu tinha esquecido e outras que eu nem lembrava que tinham acontecido, rs. Toda família merece ter um registro sensível do parto.